Substituição de servidores do Samu por bombeiros provoca protesto no Rio

Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

Os trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Rio, iniciaram um movimento contra o que chamam de militarização do setor. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio de Janeiro (Sindsprev-RJ), o Estado vai demitir funcionários do Samu e substituí-los por militares do Corpo de Bombeiros concursados. Cerca de 1500 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas, poderão ser dispensados, segundo a entidade. Profissionais que ocupam postos de nível médio, informa o Sindsprev-RJ, já receberam cartas de demissão e cumprem o aviso prévio.

Os funcionários decidiram hoje (11), em assembléia, realizar uma manifestação na manhã desta quinta (13), no centro do Rio. De lá, eles seguirão em direção à Secretaria de Saúde, onde tentarão negociar com o secretário Sérgio Côrtes. O médico do Samu Edson César Coelho, que integra a comissão de negociação com o Estado, alega que a contratação dos bombeiros é inconstitucional.

"O governo do Estado está substituindo os profissionais civis por bombeiros, mas a atuação de militares nessa área é inconstitucional, segundo o artigo 144, parágrafo 5º da Constituição Federal", explica o médico.

De acordo com Edson, há comunidades dominadas pelo narcotráfico onde ambulâncias com soldados e oficiais são proibidas de entrar, o que pode atrapalhar a prestação dos serviços nessas áreas.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde informou que os profissionais terceirizados que trabalham no serviço de atendimento de urgência serão, de fato, substituídos pelos bombeiros aprovados em concurso público. O órgão alega que o concurso foi aberto a todos os interessados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos