Novos círculos aparecem em lavouras no interior de Santa Catarina

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Mais círculos de origem misteriosa apareceram em plantações de grãos em uma região do oeste de Santa Catarina no último fim de semana. Na semana passada, dois círculos de 20 metros de diâmetro foram encontrados em uma plantação de trigo e outra de triticale, no município de Ipuaçu (6,8 mil habitantes), dividindo opiniões da população sobre uma possível tentativa de contato extraterrestre.

"Sinais" em plantações suscitam boatos de visitas extraterrestres em Ipuaçu (Santa Catarina)

Os dois círculos são idênticos e apareceram em duas propriedades, uma delas a 500 metros do perímetro urbano e outra a cerca de 4 km, em uma plantação de trigo e outra de triticale (híbrido de trigo e centeio), próximas a uma rodovia.


Além de um terceiro círculo em Ipuaçu, dessa vez menor, com 6 metros de diâmetro, outros dois surgiram na região: um em Ouro Verde (2,3 mil habitantes) e outro em Xanxerê (40 mil habitantes). Dessa vez, no entanto, as desconfianças de que as mensagens não passam de uma brincadeira humana são maiores.

O círculo de Xanxerê foi rapidamente descreditado: "Fui até o local e constatei ser uma fraude deslavada que não tinha a perfeição e tampouco a inteligência dos outros círculos. Ao redor, os moradores encontraram algumas cordas", afirmou ao jornal "Diário Catarinense" o ufólogo Ademar José Gevaerd, que defendeu a origem extraterrestre dos primeiros dois círculos encontrados em Ipuaçu.

As suspeitas também recaem sobre o terceiro sinal a aparecer em Ipuaçu: "É estranho porque os círculos normalmente aumentam a complexidade e o tamanho nas aparições seguintes, ao contrário deste último [que apareceu em Ipuaçu] que apresenta uma redução de diâmetro de 20 para seis metros", afirmou Gevaerd ao "Diário Catarinense".

O círculo de Ouro Verde, por sua vez, gera menos desconfianças: "Ele é igualzinho aos outros dois encontrados em Ipuaçu, muito perfeito para ter sido feito pelo ser humano", defendeu o radialista Ivo Luís Dohl, de Xanxerê.

Os chamados "crop circles" (círculos nas colheitas), identificados pela primeira vez no Reino Unido, na década de 70, já foram vistos em diversos países e, desde que surgiram, suscitam expectativas sobre contato com extraterrestres. Muitos, no entanto, tem autoria assumidamente humana, como no caso das obras dos ingleses Doug Bower e Dave Chorley - que renderam a seus autores o prêmio 'Ig Nobel' (o 'Nobel' das criações inúteis) em 1992.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos