Ministério envia reforço para combate ao fogo na Chapada Diamantina

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O Ministério do Meio Ambiente envia nesta quarta-feira (19) mais 40 brigadistas do Prevfogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) do Rio de Janeiro à região central da Bahia, onde o fogo continua a destruir o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Outros 40 bombeiros militares do DF seguirão para a região esta semana para auxiliar na força-tarefa contra o incêndio, que se intensificou em outubro e hoje está fora de controle. Mais da metade do parque já foi reduzida a cinzas.

No momento, os esforços para debelar os focos de incêndio reúnem, além das brigadas do Prevfogo, analistas ambientais do parque, grupos de voluntários e equipes do Corpo de Bombeiros deslocadas de Brasília e de municípios próximos.

Por determinação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o ministério se articula com a Defesa Civil Nacional para enviar maior apoio logístico à região. As necessidades mais urgentes são rádios portáteis e outros equipamentos para radiocomunicação, barracas, veículos para apoio terrestre e comida.

"Aguardaremos o relato do chefe do parque, Christian Berlinck, para enviar novos reforços", diz o assessor especial do MMA, José Maurício Padrone. "Na semana passada, mandamos um avião Hércules para sobrevoar a região e lançar um bloqueador de incêndio sobre o fogo, mas não resolveu", lamenta o assessor, ao comentar que novos focos de incêndio surgiram na última segunda-feira (17). "O Ibama suspeita que sejam incêndios criminosos, porque a região é de grande conflito agrário."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos