Exército ajuda vítimas das chuvas em Santa Catarina

Alex Rodrigues
Da Agência Brasil
Em Brasília

Desde o fim-de-semana, militares do Exército auxiliam a população atingida pelas chuvas em Santa Catarina. Mais de 50 pessoas já morreram e milhares estão desabrigadas em cerca de 60 cidades.

No sábado (22), a pedido do governador do estado, Luiz Henrique da Silveira, o Comando Militar do Sul acionou seu Plano de Emergência e Urgência para áreas de calamidade. Os militares trabalham em ações emergenciais, como o resgate de pessoas e a distribuição de alimentos e medicamentos.

Segundo o tenente Leonardo Pelizari, um dos responsáveis pela coordenação dos pedidos de ajuda, dois helicópteros do Exército já estão no município de Blumenau, com a previsão da chegada de mais dois aparelhos ainda nesta segunda (24). Pelizari também informou que uma equipe médica foi enviada para a cidade de Itajaí.

De acordo com o oficial, os helicópteros já atuam no resgate de cerca de 150 pessoas que se encontram ilhadas em várias regiões e só podem ser retiradas por via aérea. Segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil, somente em Blumenau já foram registradas 13 mortes, enquanto o número de pessoas desalojadas já passa 20 mil.

Pelizari não soube dizer ao certo quantos militares estão colaborando com as ações integradas, mas garantiu que os contingentes de todas as guarnições do CMS estão à disposição e poderão atuar pelo tempo que for necessário. Viaturas, ambulâncias e botes são os pedidos mais freqüentes feitos pelas prefeituras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos