Estragos despertam solidariedade de pessoas e entidades em SC

Luiz Nunes
Especial para o UOL Notícias
Em Florianópolis (SC)

Devido aos estragos trazidos pelas fortes chuvas em Santa Catarina, algumas instituições se mobilizaram para amenizar os impactos aos afetados nos últimos dias. Além de órgãos governamentais e entidades da sociedade civil, pessoas têm contribuído com pequenas ações.
  • Sabryna Sartott / SECOM

    Agentes prisionais foram mobilizados para montar as cestas básicas com produtos doados para as vítimas


É o caso do advogado Valdir Johann, de Blumenau - onde houve 20 mortes, 20 mil estão desalojados e 2.800 desabrigados. Com um poço artesiano no quintal da casa em que vive, no bairro Passo Manso, ele e seus vizinhos estão entregando água potável para quem necessita, já que a cidade é afetada pela falta do produto, além de energia elétrica, em alguns pontos.

"Como as pessoas não conseguem nos contatar, nós é que estamos procurando as pessoas", explica. Johann tem se dedicado em período integral à ação solidária, aproveitando a folga no escritório, já que a Justiça catarinense cancelou prazos e audiências até quinta-feira (27). A Justiça do Trabalho e a Justiça Federal também cancelaram os trabalhos e voltam a funcionar normalmente quarta-feira (26).

"A gente sabe do sofrimento das pessoas. Além de ter que esperar normalizar a situação, muitos perderam tudo e não podem nem mesmo fazer coisas simples, como tomar banho ou beber água." A dificuldade maior é não contar com muitas vasilhas, segundo o advogado. Em Blumenau, de acordo com a Defesa Civil, 150 residências foram danificadas e 70 destruídas.

Para amenizar a situação dos afetados pelas chuvas, a Assembléia Legislativa de Santa Catarina promove uma campanha para arrecadação de mantimentos. Outra instituição que está recolhendo donativos é a Universidade Federal de Santa Catarina. A Defesa Civil também abriu duas contas para receber doações.

Defesa Civil de Santa Catarina
Recebe contribuições em dinheiro à conta corrente 80.000-7, agência 3582-3 (Banco do Brasil) ou à conta corrente 80.000-0, agência 068-0 (Besc). O depósito deve ser creditado ao Fundo Estadual de Defesa Civil - Doações. Informações: (0/xx/48) 3244-0600.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Arrecada materiais de construção, alimentos, medicamentos e roupas. Material arrecadado será entregue à Defesa Civil. Informações: (0/xx/48) 3721-8042.

Cruz Vermelha
Aceita doações de roupas, colchões e alimentos. Informações: (0/xx/48) 3244-6681

Senac Santa Catarina
Recebe alimentos e cobertores. Material arrecadado será entregue à Defesa Civil. Informações: (0/xx/48) 3357-4197.

Assembléia Legislativa de Santa Catarina
Arrecada roupas e mantimentos. Informações: (0/xx/48) 3221.2688

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos