Nível da maré preocupa procurador de Itajaí (SC)

Do UOL Notícias
Em São Paulo (SP)

A altura das marés poderá definir nas próximas horas a situação de Itajaí (SC), município que está com aproximadamente 90% do território urbano alagado, informou o procurador do município e voluntário na Defesa Civil Municipal, Ronaldo Camargo Souza.

A cidade de 170 mil habitantes, a segunda maior do Vale do Itajaí, atrás apenas de Blumenau (SC), está com aproximadamente 90% do território urbano tomado pelas águas das chuvas. O município situa-se próximo do mar e possui o principal porto de Santa Catarina e segundo maior do Brasil, o Porto de Itajaí, fechado há quatro dias por conta das inundações.

"A situação está crítica. Cerca de 15 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas e outras 45 mil foram atingidas pelas inundações do Rio Itajaí. Não há, no entanto, mortes confirmadas", declara Souza.

O nível Rio Itajaí já diminuiu na região de Blumenau, num trecho mais alto e anterior a Itajaí. O mesmo deve ocorrer nas proximidades de Itajaí, desde que a maré oceânica não suba excessivamente.

"Se a maré continuar baixa, o volume excedente de água do Rio Itajaí desaguará no mar. Agora, se a maré subir muito, o rio transbordará em Itajaí e a situação pode ficar ainda pior", alerta o procurador. Souza faz ainda um apelo para doação de alimentos, roupas, fraldas, entre outros. "Precisamos de donativos com urgência."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos