Defesa Civil alerta para chuva forte no ES, RJ e SP

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo a secretaria, o tempo permanece instável em boa parte da região sudeste do Brasil, devido à atuação de um sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul, que mantém as condições de chuva no Espírito Santo e no Rio de janeiro.

Entre hoje (26/11) e domingo (30/11), persiste o alerta de chuva forte e constante. O total de chuva acumulada em cada 24 horas pode superar os 60 milímetros (a média de chuva para o mês varia de 120 a 180 milímetros).

Nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/11), áreas de instabilidade formam nuvens carregadas que mantêm as condições de chuva no sul, leste, nordeste e norte de São Paulo. A chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros, pois devido às freqüentes chuvas, o solo está bastante encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos. Além disso, orienta a população a evitar áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.

Os alertas preventivos emitidos para o ES, RJ e SP são baseados em informações do Cptec (Centro de Previsão e Estudos Climáticos) e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos