Força Nacional começa missão de resgate em Santa Catarina nesta quinta

Roberta Lopes
Da Agência Brasil
Em Brasília

A Força Nacional de de Segurança Pública inicia nesta quinta (27) as missões de resgate com uso de cães para auxiliar na localização de vítimas das enchentes eme Santa Catarina. Hoje (26) , 45 homens e 12 cães embarcam para o Estado para ajudar o governo local no salvamento das vítimas.

De acordo com o coordenador da missão da Força Nacional, capitão Antunes, os homens e os cachorros vão trabalhar no resgate de vítimas na região de Itajaí, onde houve o maior índice de desabamentos. "A Força Nacional vai atuar em complemento com as forças estaduais para dar apoio e, sendo solicitada, pode atuar em outras áreas", disse.

Segundo ele, o uso de cães na região se faz necessário para facilitar a localização de pessoas e corpos que ficaram soterrados com os desabamentos.

A tropa será levada até Navegantes, onde será instalada a base de operações, num avião C150, que, além de passageiros e carga, pode transportar pessoas feridas. "Essa aeronave tem capacidade para transportar 44 macas. É só mudar a configuração da aeronave que a gente pode transportar sobreviventes para uma área onde haja estrutura médica", explicou o comandante do avião, tenente Roiffe.

Há dois meses chove no Estado de Santa Catarina e os temporais já provocaram a morte de mais 90 pessoas e deixaram mais de 50 mil estão desabrigados ou desalojados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos