Fornecimento de gás natural é reduzido em 72% em SC

Luiz Nunes
Especial para o UOL Notícias
Em Florianópolis (SC)

O abastecimento de gás natural foi reduzido em 72% em Santa Catarina, em razão das chuvas. Foram três acidentes na rede, até o momento, em Gaspar, Blumenau e São Pedro de Alcântara. Com as interrupções, não há fornecimento também para o Rio Grande do Sul.

Apenas recebem o produto os municípios do Norte de Santa Catarina. A ruptura mais grave aconteceu no distrito de Belchior, em Blumenau, no gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol). O conserto deve levar pelo menos 20 dias em razão das dificuldades de acesso ao local. Não há estradas e será necessário construir um desvio de 300 metros na rede, pois o morro em que a estrutura passava não oferece segurança.

O desmoronamento em Gaspar também causou interrupção para cinco municípios do Alto Vale do Itajaí. As obras de recuperação devem ser concluídas até quinta-feira. "É uma questão grave para a indústria catarinense e para o Rio Grande do Sul", avalia Ivan Ranzolin, presidente da SCGás - empresa mista responsável pelo abastecimento do produto em Santa Catarina.

Representantes do órgão buscam elaborar um plano para não paralisar as indústrias durante três semanas. "Isso traria um prejuízo irrecuperável", estima.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos