Protógenes considera normal seu afastamento da diretoria de Inteligência da PF

Marcos Chagas
Da Agência Brasil
Em Brasília (DF)

O delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, considerou "normal" o seu afastamento da diretoria de Inteligência da Polícia Federal. Ele participou hoje (26) de reunião com senadores e deputados, no gabinete do senador José Nery (PSOL-PA).

Na ocasião, os parlamentares fizeram um ato de desagravo ao delegado policial em protesto ao seu afastamento da diretoria e do comando da operação Satiagraha, que levou à prisão o empresário Daniel Dantas, o ex-prefeito Celso Pitta e o investidor Nagi Nahas.

Na última segunda-feira (24), ao retornar de um curso de aperfeiçoamento da PF e se apresentar à diretoria onde estava lotado, Protógenes foi comunicado pelo diretor, Daniel Lorenz, que não faria mais parte daquela divisão.

Na reunião com os parlamentares, o delegado disse que, posteriormente, foi comunicado, pela diretoria de Recursos Humanos, que será realocado para outro departamento "compatível com o histórico que tenho na instituição".

O delegado, mais uma vez não, poupou críticas ao empresário Daniel Dantas. Para ele, o empresário recebeu apoio de autoridades na montagem do suposto esquema de corrupção que foi o alvo da operação Satiagraha. "A patranha montada em nosso país não foi montada originalmente daqui, foi montada fora, com a participação de autoridades", afirmou Protógenes.

Na sua opinião, o delegado Ricardo Saadi, que assumiu as investigações, manterá o mesmo rumo das conclusões de seu trabalho. Protógenes negou que negou que pretenda entrar para a vida política. "Eu sou candidato à missão que a Polícia Federal me designar", afirmou ao ser questionado por jornalistas se a visita aos parlamentares seria um sinal de que pretende disputar um cargo eletivo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos