Cerca de 64 mil imóveis ainda estão sem energia elétrica em SC

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Cerca de 64 mil imóveis continuam sem energia em todo o Estado de Santa Catarina por conta das chuvas dos últimos dias, segundo informações das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). O número representa 3% de toda a rede elétrica do Estado.

Segundo as Celesc, situação é pior na unidade de Blumenau (à qual pertencem 16 municípios, incluindo Brusque, Gaspar e Luís Alves), com quase 55 mil imóveis sem energia, ou 22% da rede.

A assessoria de imprensa das Celesc informou que a empresa está trabalhando na resconstituição da rede de alta tensão, ou seja, na infraestrutura da rede distribuidora de energia. Muitos imóveis, no entanto, tiveram suas redes internas danificadas e este trabalho de reparação 'a varejo' não tem previsão de início antes da semana que vem.

As Celesc trabalham junto com a Defesa Civil, nas regiões em que é possível recuperar a rede, pois muitas áreas ainda estão inacessíveis por causa dos alagamentos. Na unidade de Itajaí (que abrange 12 municípios, incluindo Balneário Camboriú e Ilhota), considerada de difícil acesso, há 7.500 imóveis sem energia.

Na segunda-feira, no auge das enchentes, 160.722 imóvies chegaram a ficar sem energia no Estado, 100.500 na região de Blumenau (40% da rede) e 43 mil (16%) na de Itajaí.

As Celesc advertem os moradores a manter distância de fiações elétricas danificadas, deixar desligados os equipamentos elétricos que estejam sob as águas e, se houver infiltração de água nas instalações, desligar todos os disjuntores. A queda de postes e cabos da rede elétrica deve ser avisada imediatamente à empresa ou ao órgão competente mais acessível, como Defesa Civil e Bombeiros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos