Hospital de campanha funcionará a partir de sábado em SC

Luiz Nunes
Especial para o UOL Notícias
Em Florianópolis (SC)

Está definido o local onde será instalado o hospital de campanha em Santa Catarina. A estrutura disponibilizada pelos ministérios da Saúde e da Defesa funcionará a partir de sábado, no trevo entre Itajaí e Ilhota. A rede de atendimento será ainda reforçada com a presença de profissionais de área da saúde enviados por órgãos públicos e grupos empresariais de todo o Brasil.

Devem fazer parte da equipe do hospital provisório 50 profissionais de saúde. Além deles, o sistema de urgência recebe voluntários de todo o país, entre socorristas, enfermeiros e médicos. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atua com efetivo de 200 pessoas nas áreas mais afetadas e aguarda reforços de outros Estados.

Mais SC

Secretaria de Saúde de Santa Catarina diz que garante atendimento às vítimas; preocupação agora é com contaminações

Outros 30 médicos enviados pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) vão atuar em Navegantes. Para reforçar o socorro, grupos hospitalares, ONGs e indústrias farmacêuticas de vários estados colocaram suas equipes e estruturas à disposição da população catarinense.

Para amenizar a falta de estoque farmacêutico, o Estado está recebendo 17 toneladas de kits, com antibióticos, analgésicos, antitérmicos, material para curativo, luvas, cloro, soro e medicamentos de uso contínuo. Parte da remessa já chegou nesta quinta-feira. Além desse material, também serão fornecidos insumos extras, como soro antiofídico, imunoglobulina antitetânica e 100 mil frascos de hipoclorito de sódio 2,5%, para a limpeza da água.

O Ministério da Saúde anunciou ainda a vinda de carros, computadores, viaturas do Samu e unidades de suporte aéreo. A estrutura deve ser utilizada pelos cerca de dez mil profissionais que atuam de forma integrada no atendimento às vítimas, oriundos dos quadros do ministério e das secretarias estadual e municipais de saúde.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos