Joinville tem prejuízos de R$ 160 milhões com cheias

Do Portal da Prefeitura de Joinville

As chuvas e inundações registradas em Joinville nos últimos dias provocaram prejuízos parciais de R$ 160.127. Os números fazem parte do relatório de Avaliação de Danos (Avadan), entregue ontem pela Defesa Civil ao prefeito Marco Tebaldi (PSDB). O relatório informa que toda a área urbana e rural do município sofreu com as cheias, registrando "prejuízos sociais, econômicos e ambientais imensuráveis".

O prefeito Marco Tebaldi pediu uma audiência com o Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, para apresentar o relatório e pedir apoio financeiro. O objetivo é conseguir recursos destinados às obras emergenciais para reconstrução das áreas afetadas.

"Já começamos os trabalhos de reconstrução, mas, em função da gravidade da situação, vamos precisar de apoio financeiro", disse Tebaldi. O prefeito reforçou o pedido de urgência no atendimento por parte de todas as secretarias da Prefeitura.

O relatório da Defesa Civil informa que praticamente toda a população de Joinville sofreu com as cheias. A elevação do nível dos rios, principalmente na região oeste da cidade, fez com que as águas alcançassem de 1,5 a 2 metros no interior de muitas residências.

Tebaldi pretende discutir com o governador mecanismos para ajudar financeiramente as famílias que tiveram prejuízos. A hipótese principal seria a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), como ocorreu nas cheias de fevereiro deste ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos