Lula pede que Caravana da UNE ajude atingidos pela chuva em SC

Da Agência JB

Os estudantes que integraram a Caravana da União Nacional dos Estudantes (UNE) se reuniram hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ouviram o pedido de que voltem a Santa Catarina para levar ajuda aos atingidos pelas enchentes. A informação é da presidente da UNE, Lúcia Stumpf.

"O presidente solicitou que nossa caravana possa ir a Santa Catarina para atender as pessoas que são vítimas da chuva. Estamos avaliando a possibilidade de fazer com que a caravana chegue com as medidas que fizemos em todas as universidades, levando serviços de saúde", afirmou.

Lúcia Stumpf disse que pediu novamente, durante a reunião com Lula, a demissão do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Ontem, ela defendeu a saída de Meirelles ao discursar em cerimônia no Palácio do Planalto.

"Reafirmamos que para sair da crise é preciso mudar a política macroeconômica e que, para isso, é preciso demitir o presidente do Banco Central", disse. Segundo ela, Lula não se posicionou a respeito e reafirmou a política do governo. "O presidente reafirmou as políticas econômicas que o governo vem implementando", ressaltou.

No encontro, os representantes da UNE reivindicaram mais verbas para educação e saúde, defenderam a legalização do aborto e das drogas. Lúcia Stumpf explicou que a intenção é que as drogas sejam legalizadas para que passem a ser tratadas sob o viés da saúde pública. A meia-entrada para estudantes também foi um dos assuntos discutidos. Segundo a presidente da UNE, Lula não se posicionou sobre os temas.

Durante os cerca de 100 dias em que a caravana percorreu todos os estados brasileiros, foram visitadas mais de 30 universidades, e os estudantes promoveram ações de saúde como testes rápidos de HIV, doação de sangue e vacinação contra rubéola. A iniciativa teve o apoio do Ministério da Saúde.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos