Tarso Genro anuncia construção de sete presídios para jovens

Piero Locatelli
Do UOL Notícias
Em Brasília (DF)

O ministro da Justiça, Tarso Genro, anunciou nesta quinta-feira (27) um projeto de penitenciárias para jovens de 18 a 24 anos. Esses locais terão espaços para salas de aula, cursos educacionais e profissionalizantes. Cada jovem ficará em celas com no máximo cinco pessoas e terá assistência de psicólogos e assistentes sociais.

A vista externa dos presídios

  • Fonte: Ministério da Justiça/Divulgação

O MJ (Ministério da Justiça) vai repassar uma verba de aproximadamente R$ 105 milhões para que os Estados construam os presídios. A verba estava prevista no Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).

Sete Estados receberam o projeto de penitenciária hoje: Bahia, Alagoas, Piauí, Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Cada um dos presídios terá 421 vagas e o governo federal espera que eles estejam prontos em 2009. A escolha dos 'habitantes' das novas penitenciárias caberá ao Juiz de Execução de cada localidade.

Como a administração dos presídios é papel dos Estados, Genro teme que haja superlotação. "Se o presídio se tornar superlotado, perderá a sua finalidade", disse. O ministro lembrou que não haverá como dar atendimento específico para os jovens adultos nessas condições.

Médicos do maior pronto-socorro de MG
param por 24 horas

Os profissionais reclamam reajustes salariais e melhoria nas condições de trabalho.

Ao isolar os jovens dos criminosos mais experientes e dando formação a eles, o ministério pretende abrir novas perspectivas, ao contrário do que ocorre nos presídios atuais. "É a interrupção de uma cadeia de formação de criminosos que não abala somente esses jovens, mas abala toda a sociedade."

Genro também sugeriu que os próximos presídios construídos pelos Estados sigam esse modelo penitenciário, apresentado hoje pelo MJ.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos