Blumenau ainda tem 20 mil imóveis sem energia elétrica

Do UOL Notícias*

A região de Blumenau - uma das mais atingidas pelos temporais que atingem o Estado de Santa Catarina há pelo menos dois meses - ainda tem 20 mil imóveis sem energia elétrica. De acordo com o último boletim divulgado nesta sexta-feira (28) pela Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), há problemas em 7,9% da rede de energia elétrica.

Segundo a empresa, a recuperação do sistema de alta tensão, atingido pelas enchentes e por deslizamentos de terra, é gradual e avançou em 37% desde a tarde desta quinta (27).

"Entretanto, em muitas unidades consumidoras, ainda não há eletricidade pois o sistema de baixa tensão está comprometido em várias áreas por dano às instalações residenciais e/ou nos medidores", diz o boletim, que informa ainda que a cidade de Brusque também apresenta problemas no sistema - 10% dos pontos estão sem eletricidade.

Entre os municípios com maiores danos estão Ilhota, Itajaí e Camboriú. O ponto considerado mais crítico pela Celesc é o Complexo do Morro do Baú, ainda sem energia. Cerca de 20 equipes prestam atendimento comercial, mas apenas nas localidades em que a água já baixou.

A Celesc alerta que os moradores das regiões catarinenses atingidas pelas chuvas devem manter uma distância segura de fiações elétricas danificadas, além de deixar desligados equipamentos elétricos que estejam sob a água. Caso haja infiltração nas instalações elétricas, a orientação é desligar todos os disjuntores. A empresa pede ainda que os moradores comuniquem imediatamente queda de postes e cabos da rede.

*Com informações da Agência Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos