Nível do Rio Itajaí-Açu baixa e nova cheia é praticamente descartada

Luiz Nunes
Especial para o UOL Notícias
Em Florianópolis (SC)

O nível do Rio Itajaí-Açu chegou a 4,66 metros, o que praticamente descarta que haja nova enchente nos municípios do Vale do Itajaí e do Litoral. O índice foi medido às 19 horas de ontem (27). Pelos próximos dias, segundo a Defesa Civil, é difícil que a área sofra novas cheias.

A previsão é do operador do Centro de Operações da Defesa Civil em Santa Catarina, Carlos Rocha. Segundo o técnico em meteorologia, a cota de alerta do Itajaí-Açu é de seis metros, mas uma nova cheia somente deve ocorrer se o nível chegar a 9 ou 10 metros. Quando houve inundação das casas na região, o índice passou de 11 metros. "Para encher o rio, seria necessário cair cem milímetros de chuva, mas a previsão é de 30 a 40ml nas próximas 24 horas", explica.

Segundo ele, na quinta-feira (27), choveu 24,6ml em Blumenau, da meia-noite às 17 horas. Em Balneário Camboriú, no mesmo período, o índice foi de 30,7ml. "Está dentro da previsão esperada. Não deve haver tanta pluviosidade", analisa. Para Rocha, apesar de não haver tendência de alagamentos, o alerta é necessário em razão dos possíveis deslizamentos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos