Número de desabrigados e desalojados pelas chuvas no Rio passa de 2.800

Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro (RJ)

O número de desabrigados no Estado do Rio de Janeiro chegou a 833 hoje (28), com as 436 pessoas que tiveram de deixar suas casas na noite de quinta-feira (27) no município de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. A informação é da Defesa Civil Estadual. O total de desalojados - aqueles que tiveram de deixar suas casas mas vão para as residências de amigos ou familiares - se mantém no Estado em cerca de 2.000 pessoas.

Chuvas no Espírito Santo

A Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, enviou ajuda humanitária para o Estado do Espírito Santo nesta sexta-feira (28). Foi autorizado o envio de 2.500 cobertores, toalhas, travesseiros e mosquiteiros, mil kits de limpeza e desinfecção e 30 rolos de lona para abrigos

Segundo o chefe da Defesa Civil de Campos, Henrique Oliveira, a região do Imbé é a mais atingida na cidade. Ele informou que a Lagoa de Cima transbordou e algumas pessoas já estão sendo retiradas. Nessa área, existem cerca de 500 casas, a maioria de pescadores. O Rio Ururaí, em cujas proximidades moram mais de 3 mil pessoas, já invadiu várias casas. Oliveira disse que, em Campos, que fica em uma região muito plana, a água atinge com rapidez as casas.

De acordo com a Defesa Civil, em todo o estado, o município mais afetado pelas chuvas continua sendo Rio Bonito. O município também apresenta maior risco de novos alagamentos e deslizamentos de terra.

Levantamentos realizados pela Defesa Civil da cidade identificaram aproximadamente 2 mil casas em risco de desabamento. O coordenador da Defesa Civil de Rio Bonito, coronel Jomar Coimbra, informou que os principais bairros atingidos são Boqueirão, Bosque Clube, Rio Vermelho e Marajó, onde cinco casas desabaram e duas pessoas
morreram na última terça-feira.

Por causa das chuvas, houve uma erosão no acostamento da BR-101, sentido Rio, na altura do km 28, em Campos dos Goytacazes, perto da divisa com o Espírito Santo, e a pista está parcialmente interditada. O fluxo funciona em sistema de pare e siga.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos