Moradores de Itajaí se solidarizam para recuperar o que perderam

Lucia Norcio
Da Agência Brasil
Em Itajaí, SC

A previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina para este sábado (29) é de tempo instável em Itajaí, um dos municípios onde foi decretada calamidade pública devido as chuvas dos últimos dias. O sol deve aparecer apenas em alguns períodos do dia.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil, em todo o vale do Itajaí ainda existem 11 mil desabrigados e 30 mil desalojados. São 50 abrigos públicos atendendo a população. Duas pessoas morreram e 29 estão desaparecidas.

Algumas pessoas começam a voltar para suas casas, e o que mais se vê nas ruas são móveis destruídos. Caso da família de Lídia Maria Calegari que ainda tentava recuperar um pouco da mobília que sobrou. Nos móveis empilhados na porta da casa, Lídia retirava do guarda-roupa algumas peças de seu vestuário. "O móvel será jogado fora juntamente com outros", disse.

Lídia contou que no domingo(23), durante o temporal, rapidamente a água invadiu a casa deixando toda a família ilhada. "De repente vimos que estávamos ilhados. Fomos salvos de barco, com a ajuda de vizinhos".

A família Cardoso, residente há 30 anos em Itajaí contou que nunca viu tanta água. "Parecia cena de filme de terror", disse à Agência Brasil, a funcionária do sindicato portuário, Zilma Cardoso.

"Era como se tivesse aberto alguma comporta. Meu irmão, que mora numa baixada, está na casa de minha mãe. A casa dele ficou totalmente destruída, perdeu carro, móveis. Uma vida de trabalho que as águas levaram em questão de horas", lamentou.

Zilma Cardoso destacou o sentimento de solidariedade que envolve as pessoas no trabalho de ajudar aquelas famílias que perderam tudo. "Pessoas que nunca se viram, repartem o pão, estão cozinhando e distribuindo entre os vizinhos", observou.

Nos postos de distribuição do Vale do Itajái imensas filas se formam, com a população buscando água mineral , material de limpeza e alimentos. "Está faltando açúcar nesses pacotes", diz o voluntário de um dos postos que preferiu não se identificar. A orientação dos coordenadores é na rapidez na distribuição das cestas báiscas.

As Secretarias Regionais (SDR's) da região do Alto Vale do Itajaí (Blumenau, Brusque, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e Timbó) montaram bases de distribuição e arrecadação das doações. As empresas ou pessoas de outros estados que tiverem interesse em fazer doações devem ligar para (48) 4009 9886 ou 4009 9883.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos