Prefeitura cadastra casas para reconstruir cidade em Santa Catarina

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Atualizado às 15h15

Funcionários da prefeitura de Itajaí e voluntários cadastram todas as residências danificadas pelas enchentes no município para um mapeamento completo de todas as necessidades dos atingidos, que servirá para identificar as carências imediatas e, futuramente, para a reconstrução das moradias e a reestruturação da cidade.

As chuvas em Santa Catarina já contabilizam 114 mortes e mais de 70 mil pessoas sem casa. A previsão é de que o relatório sobre Itajaí seja concluído nesta terça (2).

Moradores da 2ª maior favela de SP ajudam

  • A iniciativa de ajudar as vítimas das enchentes em Santa Catarina também chegou a Paraisópolis



Segundo a Defesa Civil do Estado, a tragédia deixou 27.410 pessoas desabrigadas e 51.297 desalojadas. Dezenove pessoas continuam desaparecidas. Quatorze municípios decretaram estado de calamidade pública e 51 estão em estado de emergência. Quinze aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) já resgataram ou transportaram das áreas de risco 1.800 pessoas nos últimos sete dias.

Você está em alguma região afetada pelas chuvas? Conte-nos

Envie fotos das regiões atingidas pelas chuvas em Santa Catarina

Nesta segunda-feira (1º), o presidente Lula autorizou a liberação de recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para as vítimas de enchentes no Estado. As regras para autorização dos saques ainda serão definidas por uma equipe técnica do Executivo.

Alerta máximo
Novos desastres podem ocorrer em várias localidades do Estado, principalmente em Blumenau e Itajaí. Um alerta máximo para deslizamentos em áreas de Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e litoral norte de Santa Catarina foi divulgado nesta segunda pelo Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

Desde a manhã desta segunda, começou a funcionar no trevo Itajaí-Ilhota um hospital de campanha montado pelo Ministério da Defesa para atender os desabrigados da região. Segundo a secretária de Saúde, Carmem Zanotto, serão atendidas somente as pessoas encaminhadas pelos centros de triagem das unidades de saúde dos municípios atingidos.

Cerca de 50 tendas, com 30 leitos, e capacidade de atender até 400 pessoas por dia foram montados no local. Uma equipe de 40 médicos da Força Aérea Brasileira farão o atendimento nas especialidades de ginecologia, ortopedia, odontologia, pediatria e clinica médica.

As doações em dinheiro para as vítimas ultrapassaram R$ 5,7 milhões, segundo o governo do Estado. O valor é destinado às cerca de 1,5 milhão de pessoas atingidas. (Saiba como doar)

Os detentos da Penitenciária Industrial de Joinville, na região norte do Estado, decidiram participar do grande mutirão nacional de solidariedade, e farão doação de marmitas do jantar aos desabrigados.

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, afirmou que é preciso "rezar" para que as chuvas cessem. Segundo ele, após quatro meses de chuva contínua, o solo não suporta mais novas chuvas.

Veja a situação de cada município (para mais informações, passe o mouse sobre a cidade)






Na tarde de domingo, um novo desabamento no Morro do Baú soterrou um trator e um veículo e atingiu as equipes de resgate. Um soldado da Força Nacional ficou ferido gravemente quando tentava remover trabalhadores que insistiam em permanecer em suas casas.

Segundo informações da Defesa Civil, o estado dele era grave, com afundamento do tórax, fratura no fêmur e no maxilar. Ele foi resgatado de helicóptero para um hospital de Itajaí, mas não corre risco de morte.

Outros sete soldados, um deles com ferimentos medianos, foram levados para o posto avançado do Samu, em Luiz Alves. Nesta cidade, sete casas desabaram. Uma pessoa gravemente ferida foi encaminhada ao Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. Há suspeita de que outras pessoas tenham morrido no deslizamento.

Com informações da Folha Online e Agência Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos