PF faz maior apreensão de cocaína do ano no Amazonas

Em Manaus (AM)

A Polícia Federal realizou, na madrugada desta terça-feira (2), em Manaus, a maior apreensão de cocaína do ano no Estado do Amazonas: 600 quilos. De acordo com o delegado de repressão a entorpecentes da PF, Umberto Ramos, a droga foi fornecida pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

A cocaína foi localizada na tarde de segunda-feira (1º) e estava enterrada em uma das ilhas do arquipélago de Anavilhanas, no município de Novo Airão (a pouco mais de 100 quilômetros de Manaus), na baía do rio Negro.

Quatro pessoas foram presas: o colombiano Nelson Gadilha e os brasileiro Francisco Antônio Vieira da Silva, Valdenir Melgueiro da Silva e Paudelino Melgueiro da Silva. Os dois últimos são indígenas do município de São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus), situado na região de fronteira com a Colômbia, no extremo oeste do Brasil.

De acordo com o delegado Umberto Ramos, a droga apreendida está avaliada em R$ 6 milhões e seria comercializada nos mercados norte-americano e europeu.

Segundo o delegado, a droga chegou ao Brasil pelo rio Negro. "Isso mostra que houve uma alteração na rota tradicional usada pelos traficantes. Normalmente, eles usam o rio Solimões, mas como nós aumentamos a repressão nesse rio, eles estão usando mais o Negro", diz o delegado.

A apreensão foi resultado de seis meses de investigação. Ao todo, 20 agentes da PF participaram. Parte deles foi 'infiltrada' em Novo Airão e o restante fez buscas em algumas das centenas de ilhas que compõe o arquipélago de Anavilhanas.

Neste ano, a PF já apreendeu 2,8 toneladas de cocaína no Amazonas. O número é 40% maior que em todo o ano de 2007, quando a PF conseguiu apreender aproximadamente 2 toneladas. O Amazonas é a principal 'porta de entrada' brasileira da cocaína produzida na Colômbia. Os rios Solimões e Negro são as duas maiores vias de escoamento da droga.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos