Sem-teto desocupam terreno em Embu das Artes (SP)

Marli Moreira
Da Agência Brasil
Em São Paulo (SP)

Cerca de 400 sem-teto que há três meses ocupavam um terreno particular, no bairro de Nossa Senhora de Fátima, no município de Embu das Artes, na Grande São Paulo, estão deixando o local aos poucos desde as primeiras horas da manhã de hoje (2), quando receberam intimação judicial. Policiais militares acompanham a ação de despejo.

Guilherme Boulos, um dos líderes do movimento, disse que momentos antes do cumprimento da ordem judicial de reintegração de posse, o grupo conseguiu um terreno para que cerca de 600 famílias possam ficar acampadas em caráter temporário. "Esperamos uma solução definitiva o mais rápido possível", disse.

Ele acredita que a transferência para um terreno localizado na divisa com a cidade de Itapecerica da Serra vá durar todo o dia, pois é insuficiente o número de caminhões para o transporte dos pertences dos acampados.

Os sem-reto têm acordo com a prefeitura e com a Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo para a construção de moradias populares a essas famílias. Enquanto aguardam a entrega das casas, eles vão receber um auxílio emergencial, o 'bolsa-aluguel'. Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Embú das Artes explicou que o pagamento dessa bolsa ainda está em negociação e que deve beneficiar apenas as famílias inscritas e que confirmarem residência no município.

O departamento de comunicação social da Polícia Militar informou que no local ocupado foram encontradas cerca de 400 pessoas em 200 barracos e que nenhum dos sem-teto ofereceu resistência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos