Defesa Civil de Itajaí monitora nível de rios e retira pessoas de locais de risco

Da Agência Brasil
Em Brasília

Atualizada às 18h37

No município de Itajaí, um dos mais atingidos pelas chuvas que afetaram a região leste de Santa Catarina, a prioridade da Defesa Civil agora é retirar as pessoas de locais com risco de desmoronamento. O aumento do nível dos rios não é mais uma preocupação e a Secretaria de Obras e Serviços Municipais está trabalhando na desobstrução do sistema de drenagem.

A Defesa Civil estadual já contabilizou 118 mortos e 31 desaparecidos. Mais de 32 mil pessoas estão desalojadas e desabrigadas devido às chuvas fortes que atingiram Santa Catarina nas últimas semanas. O Estado confirmou cinco casos de leptospirose. São 144 casos suspeitos investigados até o momento.

A Defesa Civil municipal acompanha equipes compostas por engenheiros, topógrafos e arquitetos na vistoria das casas que estão em locais de risco da cidade, como encostas de morro ou beira de rios. Algumas residências apresentam risco de desmoronamento, pois possuem rachaduras ou problemas estruturais.

De acordo com diretor da Defesa Civil municipal, Sérgio Burgonovo, até agora, foram interditadas 43 casas, mas é possível que este número aumente. As pessoas estão sendo orientadas a deixar os locais.

"Normalmente, eles [os moradores das casas interditadas] não querem ir para abrigos, preferem ir para casa de amigos ou parentes. Mas, os que não têm para onde ir são encaminhados para os abrigos", disse.

Burgonovo informou que não chove mais na cidade. Hoje (4), o dia está ensolarado e o nível do rio Itajaí, normal. O diretor disse que o fim das obras do sistema de drenagem do município depende da diminuição das chuvas. "Quando chove forte, há alagamentos. O sistema de drenagem está comprometido, mas a secretaria [de obras] está trabalhando para limpar a cidade", disse.

Saiba como e o que doar aos desabrigados

Veja a situação de cada município (para mais informações, passe o mouse sobre a cidade):




Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos