Em discurso no Complexo do Alemão, Lula diz que Estado também tem culpa de jovens terem virado bandidos

Juliana Castro
Do UOL Notícias
No Rio de Janeiro

Sob forte esquema de segurança, o presidente Luis Inácio Lula da Silva visitou o Complexo do Alemão nesta quinta-feira para o lançamento do programa Território de Paz, que faz parte do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Durante discurso inflamado, Lula afirmou que as comunidades viveram muito tempo sob o descaso de outros governos e que por isso o Estado também tem culpa de os jovens terem ido para a criminalidade.

COMPLEXO DO ALEMÃO

  • Bruno Domingos/Reuters

    Lula cumprimenta operários que estão trabalhando no Complexo do Alemão, durante visita

"Quando a gente vê um jovem de 25 anos sendo preso, este jovem é vítima das políticas econômicas, sociais e educacionais que não existiram nesse país, portanto o Estado tem culpa desse jovem ter virado bandido, desse jovem ter virado uma persona non-grata na sociedade", afirmou Lula durante o discurso. Para Lula, o complexo do Alemão e outras comunidades do Rio de Janeiro apareciam somente no noticiário policial, o que dava a impresão que "não tinha uma laranja boa no pé".

Entre as ações do Território de Paz no Complexo do Alemão estão o policiamento comunitário - a meta é ter 600 policiais atuando no local - e a construção de 20 postos de policiamento comunitário.

"Nem vocês podem ver a polícia como inimiga, nem a polícia podem ver vocês como bandidos", afirmou. Segundo Lula, a presença dos policiais trará uma relação mais harmônica para a comunidade.

O programa também prevê a participação de lideranças femininas que serão capacitadas a partir do dia 5 de dezembro com a missão de prevenir conflitos locais e de afastar os jovens da criminalidade. As "mulheres da paz", como vêm sendo chamadas, receberão uma bolsa de R$ 190 reais por mês (175 mulheres só no Complexo do Alemão).

Um outro projeto também foi criado, chamado de Proteção de Jovens em Território Vulnerável, no qual os 200 jovens selecionados passarão por capacitação no início de 2009 com a finalidade de identificar outros jovens expostos à violência doméstica e urbana e encaminhá-los a programas sociais do Pronasci. Como incentivo, receberão um auxílio mensal de R$100.

Lula participa à tarde, no Rio de Janeiro, do lançamento das linhas de ação do Fundo Setorial Audiovisual.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos