Médicos recebem treinamento para tratar leptospirose em Santa Catarina

Paula Laboissière
Da Agência Brasil
Em Brasília (DF)

Um grupo de 70 médicos de Santa Catarina está sendo capacitado para atuar no tratamento da leptospirose. O treinamento foi organizado pela Secretaria Regional de Joinville - umas das cidades catarinenses atingidas pelos temporais - em parceria com a Secretaria de Saúde municipal.

Santa Catarina volta a receber doações após anunciar falta de espaço

A Defesa Civil de Santa Catarina anunciou no início da tarde desta quinta-feira a volta no recebimento de doações de materiais como alimentos, roupas e colchões. O recebimento estava suspenso desde a noite de quarta-feira (3) devido à falta de espaço para armazenar os produtos.


Há alerta de risco de leptospirose em conseqüência das enchentes, sobretudo no litoral de Santa Catarina. Segundo o boletim do governo, os técnicos coletam o sangue das pessoas com suspeita da doença para confirmação do diagnóstico. O período de incubação da leptospirose pode variar de três a 30 dias. Os 62 casos de suspeita de leptospiroses só serão confirmados em 20 dias. A informação é da Secretaria de Saúde de Santa Catarina.

A orientação da Gerência Regional de Saúde é que as pessoas limpem as casas com uma mistura de água e água sanitária na seguinte proporção: para cada balde de 20 litros de água, adicionar quatro xícaras de água sanitária. A limpeza deve ser feita com luvas e botas de borracha, evitando o contato direto com a água ou com a lama.

O boletim destaca que a Vigilância Epidemiológica dos municípios afetados pelos temporais deve acompanhar o paciente durante o tratamento, para que as cidades possam fazer o levantamento das ocorrências.

Os sintomas da leptospirose são dores de cabeça, dores na panturrilha (batata da perna), vômito, febre e icterícia (amarelamento da pele). O tratamento é feito com antibióticos prescritos apenas por médicos.

Em casos de suspeita da contaminação da água que está sendo ingerida, a orientação é adicionar duas gotas de água sanitária em cada litro de água e aguardar 30 minutos antes do consumo. Outra recomendação é fazer a limpeza da caixa d'água.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos