Blumenau tem 99% do abastecimento de energia elétrica normalizado

Paula Laboissière
Da Agência Brasil
Em Brasília (DF)

A cidade de Blumenau - uma das mais atingidas pelos temporais em Santa Catarina - tem 99% do abastecimento de energia elétrica normalizado. No último dia 28, após um fim de semana de chuvas intensas na região litorânea do Estado, o município tinha cerca de 20 mil pessoas sem energia elétrica.

De acordo com o último balanço divulgado pela prefeitura de Blumenau, 103 mil moradores foram atingidos pelas enchentes e pelos deslizamentos de terra. Desse total, 25 mil estão desalojados (na casa de parentes ou amigos) e 4.400 permanecem em um dos 50 abrigos da cidade.

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou, até o momento, 24 mortes no município. Três moradores morreram afogados e 21, soterrados.

Além do serviço de energia elétrica praticamente normalizado, o abastecimento de água em Blumenau já atinge 95% da população.

A Operação Esperança - que envolveu homens do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e das Forças Armadas, além da própria Defesa Civil estadual - chegou a resgatar 570 pessoas que moram no município com a ajuda de helicópteros e 4.500 mil foram resgatadas por terra.

Até o momento, 25 toneladas de mantimentos foram distribuídas à vítimas de Blumenau.

Depois da água e da lama, o problema em Blumenau agora é a poeira. A areia e o barro dos morros secos e quebradiços têm virado pó e se alastrado pelo ar com o vento e a passagem dos carros.

As enchentes já mataram 119 pessoas em Santa Catarina. Mais de 32 mil moradores estão desalojados e desabrigados. O Estado confirmou cinco casos de leptospirose. São 144 casos suspeitos investigados até o momento.

Com bombeiros, equipes da Força Nacional de Segurança e cães farejadores vindos de vários Estados, as buscas aos desaparecidos recomeçaram na tarde de ontem. São pelo menos 31, oficialmente, mas militares estimam que um número bem maior pode estar entre os destroços dos desmoronamentos na região do Morro do Baú.

Veja a situação de cada município (para mais informações, passe o mouse sobre a cidade)




Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos