Deputado não descarta alocação de mais recursos para Santa Catarina

Paula Laboissière
Da Agência Brasil
Em Brasília

O presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), disse hoje (5) que não está descartada a possibilidade de realocar mais recursos no relatório geral que prevê o orçamento para Santa Catarina. Os relatórios setoriais aprovados já incluem pedidos da bancada catarinense.

Durante visita ao Estado e pouco antes de sobrevoar os municípios mais atingidos pelos temporais, ele afirmou que trabalha junto ao senador Delcídio Amaral (PT-MS), relator do orçamento, "garimpando recursos" capazes de minimizar a situação na região.

As enchentes já mataram 119 pessoas em Santa Catarina. Mais de 32 mil moradores estão desalojados e desabrigados. O Estado confirmou cinco casos de leptospirose. São 144 casos suspeitos investigados até o momento.

Segundo Mendes Ribeiro, o motivo da visita era prestar solidariedade e testemunhar o processo de alocação de recursos para Santa Catarina, duramente atingida por cerca de dois meses de chuvas. Ele informou que já foram votados todos os relatórios setoriais, que atendem algumas necessidades do Estado.

"Agora, chega a parte do relatório geral, e o nosso relator [Delcídio] está em busca de recursos por meio de cortes para poder colocar investimentos no orçamento do Estado de Santa Catarina, diante de tudo o que aconteceu", afirmou o deputado, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Mendes Ribeiro destacou que o Brasil vive um momento de "crise econômica séria" e que vai haver "uma perda substancial" na arrecadação. "Não tenho dúvida disso", disse ele, ao reforçar que a crise internacional não é "uma marola" e que o país deve fazer de tudo para que o impacto seja o menor possível na economia brasileira.

Além de acompanhar a situação de municípios como Itajaí e Blumenau, dois dos mais atingidos pelas enchentes, Mendes e Delcídio terão agendas com senadores, deputados, prefeitos e com o governo estadual. A comitiva vai participar ainda da entrega de donativos às vítimas das cheias.

Veja a situação de cada município (para mais informações, passe o mouse sobre a cidade)




Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos