Em apenas um dia, 530 famílias de atingidos são cadastradas em Blumenau

Do UOL Notícias
Em São Paulo (SP)

Para atender às vítimas das chuvas em Blumenau, a prefeitura do município criou o serviço Cadastro Único do Cidadão Atingido. Ontem (8), no primeiro dia de atendimento, ao todo 530 famílias foram cadastradas. As informações são do "Jornal de Santa Catarina".

Cidades de SC mais atingidas começam a se reerguer

Passados os primeiros efeitos das fortes chuvas, moradores, empresários e administradores das cidades afetadas pelas cheias e deslizamentos em Santa Catarina tentam retomar a rotina. Em Blumenau, Ilhota e Itajaí, os prefeitos se mobilizam para não deixar o drama social se abater sobre a economia.


De acordo com Célia Maria Schnaider, coordenadora do posto de atendimento instalado no Pró-Adolescente, a principal dúvida dos atingidos é em relação a moradias. A maioria, segundo Schnaider, quer saber se novas casas serão construídas e como ter acesso a elas.

O objetivo do serviço, no entanto, é coletar dados das atingidos para orientar políticas públicas de assistência. Os cadastramentos serão feitos até sexta-feira (12). Segundo o secretário de Orçamento e Gestão, Marcel Hugo, os dados coletados serão tabulados e apresentados na próxima segunda-feira (15) ao prefeito João Paulo Kleinübing.

"Estamos fazendo o cadastro para conhecer o volume da demanda e o perfil dos atingidos. Só depois poderemos traçar os novos passos", explicou o secretário

A prefeitura estima que será necessário construir de três mil a cinco mil unidades habitacionais. O início das obras e os requisitos para requerer um imóvel, porém, serão definidos após a partir do estado dos cadastros e da chegada de recursos. Até lá, pessoas que perderam as casas permanecerão em abrigos. Segundo Kleinübing, não há prazo estabelecido para a desativação dos abrigos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos