Lula visitará novamente regiões atingidas em Santa Catarina

Do UOL Notícias
Em São Paulo (SP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva novamente visitará as regiões atingidas pelas fortes chuvas em Santa Catarina. Na nova visita, que deve acontecer na sexta-feira (12), Lula pretende percorrer as regiões mais afetadas nos municípios de Itajaí, Ilhota, Blumenau e Gaspar, todos localizados no Vale do Itajaí. Os assessores da presidência desembarcaram nesta terça-feira (9) em Santa Catarina para preparar o roteiro da visita. As informações são do "Jornal de Santa Catarina".

No dia 26 de novembro, Lula havia sobrevoado as regiões mais alagadas dos municípios de Navegantes e Itajaí, mas não pôde seguir a outras localidades do Vale do Itajaí devido às condições do tempo.

O presidente recebe hoje, em Brasília (DF), o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira. Lula deve mostrar ao governador um relatório com as medidas do governo federal de socorro ao Estado. Luiz Henrique, por sua vez, pretende solicitar a Lula um pacote para reduzir os prejuízos causados decorrentes da catástrofe.

O governador apresentará ao presidente um estudo sobre os impactos econômicos das enchentes, que estima um prejuízo de R$ 2 bilhões mensais ao PIB (Produto Interno Bruto) do Estado. A carência, por um ano, no pagamento das dívidas do Estado com a União e com o BNDES está entre as reivindicações de Santa Catarina.

Prejuízos na agricultura
Levantamento divulgado ontem (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já revela queda de 0,4% na produção de arroz. Segundo a direção da Federação de Agricultura de Santa Catarina (Faesc), a catástrofe deve reduzir pelo menos 15% da próxima colheita.

Reinhold Stephanes, ministro da Agricultura, prometeu que anunciará ainda esta semana diversas medidas de socorro aos agricultores atingidos em Santa Catarina.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos