PF prende presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Atualizado às 17h05

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (9) o desembargador Frederico Pimentel, presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. No total, foram cumpridos sete mandados de prisão e 24 de busca e apreensão no Estado, em ação que pretendia desarticular uma quadrilha envolvida em delitos de patrocínio e intermediação de interesses particulares no Tribunal de Justiça capixaba.

Segundo nota divulgada pela PF, os alvos dos mandados de prisão eram advogados, magistrados e uma servidora do TJ-ES. Os presos serão transferidos para Brasília, onde ficarão à disposição do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Um membro do Ministério Público Estadual foi preso em flagrante por porte de armas de fogo e munição de calibre restrito.

O inquérito de relatoria da ministra Laurita Vaz tramita no STJ desde abril. A partir de então, as investigações encontraram também evidências de nepotismo no TJ capixaba.

A assessoria do órgão se recusou a dar mais detalhes sobre o caso porque o inquérito corre em segredo de justiça.

Ação "exemplar"
Questionado pela imprensa sobre a operação da PF, o ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que não houve "espetacularidade" na ação, que qualificou de "exemplar".

"É uma operação muito importante. Eu não posso concluir [alguma coisa sobre o caso] porque o processo não terminou. Trata-se de uma ação que veio de outras ações anteriores, trabalhada junto com o STJ", afirmou Genro.

As investigações que resultaram na prisão de Frederico Pimentel e outras pessoas ligadas ao TJ-ES tiveram início em abril nos trabalhos da Operação Titanic, que desarticulou um esquema de importação subfaturada de veículos de luxo no cais do porto de Vila Velha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos