Quartiero recomenda "reação correspondente" contra índios em caso de invasão

Marco Antônio Soalheiro
Enviado especial da Agência Brasil
Em Pacaraima (RR)

O prefeito de Pacaraima e produtor de arroz, Paulo Cesar Quartiero, que preconizou o movimento de resistência a saída dos não-índios da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, afirmou nesta terça-feira (9) ter recomendado aos seus funcionários que reajam com a força necessária diante de qualquer tentativa de invasão de sua propriedade.

"Dei ordem que se [os índios] forem invadir, que haja reação correspondente", afirmou à Agência Brasil. Ele já se encontra em Brasília, onde irá acompanhar amanhã a retomada do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade da demarcação contínua da reserva, com área de 1,7 milhão de hectare.

"O assunto não se encerra no Supremo. Temos a indenização das benfeitorias e a questão do reassentamento. Não vamos ter que sair correndo", acrescentou Quartiero.

O arrozeiro disse não temer que uma possível derrota na Corte se some à perda que teve nas urnas, durante as eleições de outubro, quando não conseguiu se reeleger à prefeitura de Pacaraima. "A vida tem altos e baixos. No momento estou tendo mais baixos, mas ser produtor hoje no Brasil é uma atividade de risco."

O produtor de arroz não quis responder às críticas feitas ontem (8) a ele pelo governador de Roraima, José de Anchieta Júnior. O líder do executivo local responsabilizou Quartiero pelo clima de animosidade instalado na região. "Não vou discutir questões internas da política de Roraima neste momento em que o futuro do estado está em jogo."

A previsão de Quatiero é de que a próxima safra de arroz em Roraima seja recorde, superando os 3 milhões de sacas anuais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos