"Nossa noite foi muito triste", diz moradora atingida por novo deslizamento em Blumenau

Luiz Nunes
Especial para o UOL Notícias
de Florianópolis (SC)

  • Rafaela Martins/Agência RBS/AE

    Com as chuvas da noite de terça-feira, pedras, barro e partes da vegetação rolaram em um morro do bairro Água Verde


Um novo deslizamento de terra atingiu a cidade de Blumenau, em Santa Catarina, nesta quarta-feira (10). Com as chuvas da noite de terça-feira, pedras, barro e partes da vegetação rolaram em um morro do bairro Água Verde, a 4 km da área central, ameaçando as residências próximas. Duas casas ficaram destruídas, mas não houve vítimas.

As famílias que vivem no entorno tiveram que ser retiradas, já que as casas no topo do morro correm risco de desabar sobre as que estão na base. A Defesa Civil constatou diversas rachaduras no solo.

O último levantamento do órgão aponta que 123 pessoas morreram vítimas das chuvas no Estado e 29 ainda estão desaparecidas. Há registro de 33.479 desalojados e desabrigados, sendo 6.243 desabrigados e 27.236 desalojados.

Desde novembro, quando outra fenda apareceu no morro em Blumenau - uma das cidades mais atingidas pelas enchentes e onde 24 pessoas morreram -, os moradores já conviviam com o risco. "É muito triste batalhar todo esse tempo, chegar nessa idade - pensando que vai ficar tudo bom e viver um pouquinho - e acontecer isso", inconforma-se a aposentada Zumira Petters, que teve que sair de casa. "Não esperava isso. Achava que isso acontecia em outros lugares e hoje está batendo à nossa porta. Nossa noite foi muito triste", lamenta.

Ainda não há um levantamento sobre o número de desalojados e nem previsão para o retorno às residências ameaçadas. Técnicos da Defesa Civil de Blumenau estão monitorando o local.

Veja a situação de cada município (para mais informações, passe o mouse sobre a cidade)



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos