Polícia Federal retoma trabalho após paralisação de 24h

Do UOL Notícias* Em São Paulo

Policiais federais de 22 Estados e do Distrito Federal retomaram suas atividades nesta quinta-feira, após a paralisação de 24h determinada ontem. Segundo a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), por enquanto, não há possibilidade de greve por tempo indeterminado. Ainda hoje, os policiais devem realizar uma assembléia onde farão o balanço da paralisação.

A Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) estima que cerca de 10 mil policiais - cerca de 80% do efetivo - aderiram à paralisação de ontem. Ficaram de fora apenas os Estados de Goiás, Tocantins, Rio de Janeiro e Roraima, segundo informações da Folha Online.

Policiais civis também participaram da paralisação em seis Estados: Acre, Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Sergipe. Na Bahia, os policiais civis estão em greve por tempo indeterminado desde segunda-feira (8).

A principal reivindicação das duas categorias é a não-aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 549/ 2006, que equipara o salário dos delegados ao dos membros do Ministério Público. Os manifestantes, não contemplados pelo benefício, argumentam que a proposta aumenta o fosso entre os delegados, que iniciariam a carreira recebendo por volta de R$ 20 mil, e os agentes e escrivãos, cujo salário inicial não chega a R$ 2 mil. Associações de delegados defendem a proposta, que está em tramitação na Câmara dos Deputados.

*Com informações da Folha Online

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos