Dez mil voluntários participam de operação contra dengue no Rio de Janeiro

Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro (RJ)

Com o objetivo de reduzir a incidência de dengue no Estado - que no verão passado viveu uma de suas piores epidemias, com a morte de centenas de pessoas, a maior parte crianças - o governo do Rio de Janeiro realiza hoje (13) a segunda Operação Guerreiros contra a Dengue.

A ação começou às 9h e vai até as 13h, com a mobilização de cerca de 10 mil voluntários. Eles vão cobrir 46 mil caixas dŽágua, que, quando abertas, tornam-se criadouros ideais para o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Todo o material foi cedido pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil.

Segundo informações da assessoria de imprensa do governo do Estado, os voluntários também estão recolhendo pneus velhos e garrafas plásticas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. O material está sendo levado para o depósito coberto da Defesa Civil, em São Cristóvão, e depois será recolhido pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).

Para facilitar a identificação dos envolvidos na mobilização e a recepção por parte dos moradores das comunidades visitadas, os voluntários que participam da ação usam a camiseta da operação.

O coordenador da operação, Carlos Alberto Lopes, da Secretaria de Estado de Governo, concederá entrevista a jornalistas logo após o encerramento da ação, para fazer um balanço dos trabalhos.

A primeira campanha foi realizada no dia 8 de novembro, quando foram visitadas 63 comunidades da região metropolitana do Estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos