Prédios serão implodidos para realização de obras do PAC no Complexo do Alemão

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

A Empresa de Obras Públicas (Emop) do governo do estado do Rio de Janeiro vai implodir, na próxima quarta-feira (17), cinco dos nove prédios desativados da fábrica de lingerie Poesi, na Estrada do Itararé, em Ramos, na região da Leopoldina. De acordo com o governo estadual, essa é considerada uma das etapas mais importantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Complexo do Alemão.

No terreno da antiga fábrica, com área de cerca de 55 mil metros quadrados, serão construídos o Centro de Referência da Juventude e a Escola de Ensino Médio de Referência, entre outros. A idéia é formar um pólo de educação e cultura para a comunidade.

Os moradores vêm sendo orientados há uma semana sobre a implosão. Vistorias cautelares foram realizadas em mais de mil residências, com fotografias e relatórios, num raio de 200 metros de um traçado de segurança pré-definido para a intervenção.

Cinco mil moradores serão retirados de suas casas, a partir das 7h de quarta-feira, e serão levados para o terreno da fábrica da Hélio Gás, na Estrada do Itararé. O remanejamento das famílias deve ser feito em cinco horas e a implosão do prédio da antiga fábrica de lingerie deve começar às 13h. Por medida de prevenção, a estrada ficará interditada das 12h às 14h.

Os moradores remanejados de suas residências ficarão até as 16h no terreno da Hélio Gás, onde poderão participar de diversas atividades destinadas a promover a cidadania, como tirar certidões de nascimento e de casamento e segunda via de documentos como carteira de identidade, título de eleitor e carteira de trabalho.

Para proteger as casas e evitar saques durante a ausência dos moradores, 250 policiais militares vão isolar a área.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos