Rio inicia campanha Semana do Transporte contra a Dengue

Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro lançou hoje (13) a campanha Semana do Transporte contra a Dengue. Além dessa iniciativa, o governo estadual promove neste sábado a segunda Operação Guerreiros contra a Dengue.

A campanha é uma ação conjunta da Secretaria de Transportes, da Supervia, do Metrô Rio, da Fetranspor, Barcas S/A e da Socicam - empresa que administra a Rodoviária Novo Rio. O sentido é unir esforços e buscar a parceria da população para combater a doença no Estado.

De acordo com informações do governo estadual, a meta é sensibilizar e mobilizar os milhões de passageiros transportados diariamente, seja de ônibus, trens, barcas, bondes ou metrô, levando informação sobre a dengue e, principalmente, sobre como evitar e eliminar focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Estão previstas para a próxima semana uma série de atividades, que contarão com o apoio de equipes da Secretaria de Saúde e Defesa Civil e das prefeituras do Rio, de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói e São Gonçalo, entre outras.

Na primeira ação da campanha , neste final de semana, um grande fumacê percorrerá os ramais de trem que ligam municípios da região metropolitana, bairros da zona norte e zona oeste ao centro da cidade. Segundo a assessoria de imprensa do governo estadual, um mutirão de limpeza com funcionários da Supervia e voluntários vai retirar lixo das margens da ferrovia, eliminando, assim, possíveis focos do mosquito. Na Central do Brasil também será realizada uma série de atividades, entre apresentações teatrais e ações educativas.

Na segunda-feira (15), mais de 10 mil ônibus, coordenados pela Fetranspor, vão passar a circular com cartazes exibindo alertas sobre a dengue. Em diversos terminais, haverá distribuição de cartilhas e folhetos informativos para os passageiros.

Na terça-feira (16) será a vez de os terminais de barcas no Rio e em Niterói abrigarem uma campanha educativa, com uma feira de ciência em que a população vai poder conhecer, com ajuda de microscópios, os ciclos de vida do Aedes aegypti e aprender como combatê-lo.

No dia seguinte, o bonde de Santa Teresa recebe o grupo Cantores do Rádio, formado por agentes de saúde que cantam paródias sobre a dengue, e o teatro móvel Dengue: na Minha Casa Não!, que pretende levar, de forma bem-humorada, a mensagem da campanha para os moradores do bairro. Os agentes de saúde da prefeitura também vão percorrer casas e estabelecimentos comerciais, eliminando focos do mosquito, informa a assessoria.

A campanha será lançada no metrô, também na quarta-feira. Com a inscrição do lema "Feche a Porta para o Mosquito", um trem da linha 1 vai chamar a atenção dos passageiros para os cuidados contra a dengue. Trinta e três estações passarão a exibir cartazes e a veicular avisos sonoros convocando os usuários do metrô para a luta contra a doença.

Na quinta-feira (18) as atividades vão se concentrar no ramal ferroviário que liga Niterói a São Gonçalo. Equipes da Secretaria Estadual de Transportes, com apoio das prefeituras locais, vão fazer um mutirão de limpeza ao longo da ferrovia.

Para encerrar a campanha Semana do Transporte Contra a Dengue, a Socicam promoverá na sexta-feira (19) ações para sensibilizar tanto as pessoas que chegam ao Rio quanto as que deixam o Estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos