Chuva em Minas Gerais fecha Confins por quase 6 horas; dois corpos são encontrados

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Atualizado às 21h05

A chuva forte que atingiu a região metropolitana de Belo Horizonte manteve o aeroporto Tancredo Neves, em Confins, fechado durante quase seis horas nesta segunda-feira. A suspensão das operações entre as 7h e as 12h53 também resultou em atrasos nos vôos do aeroporto da Pampulha, na capital mineira, para onde parte dos aviões em trânsito foi desviada, de acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária).
  • Euler Junior/AE

    Chuva derruba árvore e causa interrupção da pista na Avenida Bandeirantes, em Belo Horizonte



Segundo informação da Infraero, Confins tinha 64 vôos atrasados até as 21h, o equivalente a 67,4% do total de decolagens e aterrissagens. Outros 26 vôos haviam sido cancelados. A Pampulha operava com 50% dos vôos atrasados, ou 18 de um total de 36. Onze vôos haviam sido cancelados.

Ainda nesta segunda, dois corpos foram encontrados no córrego do Onça, em Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem e a mulher - ainda não identificados - podem ter sido vítimas das chuvas.

Foram registradas 31 ocorrências de desabamentos, inundações, riscos de inundação e deslizamentos na Grande Belo Horizonte, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Outras 29 ocorrências de quedas e retiradas de árvores foram atendidas. O balanço de atendimentos foi fechado às 16h.

Balanço das chuvas
A Defesa Civil de Minas Gerais informa que 30 municípios já decretaram estado de emergência desde o início do monitoramento das chuvas, em setembro. As tempestades também já deixaram quatro mortos no Estado no mesmo período: dois em Betim, em setembro; um em Salinas e um Itambacuri, ambos em novembro.

O número de desabrigados na temporada chegou a 1.982. Mais 8.910 pessoas ficaram desalojadas e 277 feridas. Um total de 11.829 casas foram danificadas e 66 foram destruídas.

Com informações da Agência Estado

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos