Detro reprova reajuste de 28% nas passagens de ônibus intermunicipais no Rio de Janeiro

Da Agência JB
No Rio de Janeiro

O governador do estado, Sérgio Cabral Filho, julgou abusiva a proposta encaminhada ao Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) pela Fetranspor com a solicitação de 28, 47% de reajuste nas passagens dos ônibus intermunicipais, determinando a realização de estudos a fim de definir o menor índice de revisão tarifária.

Detran-RJ oferece serviços através do celular

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do Rio de Janeiro disponibiliza aos motorista um novo serviço a partir de amanhã (16). Será possível agendar pelo celular o licenciamento anual, consultar o cadastro do veículo ou ler as últimas notícias sobre o Detran


Após as análises pelo corpo técnico do departamento, foi aprovado o reajuste de 10,2%, menor que o IGPM (12,23%) e o IGPDI (12,29%) acumulados no período e também aos índices aplicados a outros modais do transporte de massa.

As novas tarifas, que foram divulgadas no Diário Oficial desta segunda-feira, passarão a vigorar a partir de quarta-feira.

A revisão tarifária nas linhas de ônibus intermunicipais é feita anualmente, no mês de novembro, cabendo ao Detro a análise dos custos apresentados para fixação do índice de reajuste. O aviso sobre o reajuste deverá ser afixado em ônibus, guichês e pontos de vendas pelas empresas.

A partir desta quarta-feira, a tarifa modal das linhas intermunicipais será igualada aos dos trajetos municipais, ou seja, R$ 2,20. Os ônibus que ligam a Baixada Fluminense à Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, terão os preços da passagem mantidos, portanto não sofrerão reajuste, já que circulam a menos de um ano.

Os usuários do vale-transporte continuarão pagando os valores antigos até 12 de janeiro quando receberão o benefício já com o reajuste.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos