Dragagem do canal do Porto de Itajaí começa esta semana

Paula Laboissière
Da Agência Brasil
Em Brasília

Os trabalhos de dragagem (retirada do lixo) do canal de acesso do complexo portuário do Itajaí-Açu, em Santa Catarina, começam nesta semana. O objetivo é recuperar o porto, que ficou sem funcionar depois de ser atingido pelas enchentes que castigaram a região do Vale do Itajaí no final de novembro.

De acordo com comunicado divulgado no site do porto, o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, garantiu que no até máximo a próxima quarta-feira (17) as dragas começam a operar.

O prazo para a conclusão da obra é de 90 dias mas, de acordo com informações divulgadas pelo porto de Itajaí, Brito adiantou que a empresa responsável pela obra já se propôs a terminar a dragagem antes do tempo determinado.

"Três dragas devem chegar a Itajaí nos próximos dias. A maior delas tem capacidade operacional para 13 mil metros cúbicos. Os outros dois equipamentos tem capacidade para 3,5 mil e 5 mil metros cúbicos cada. A previsão é de que o trabalho conjunto das três dragas eleve a profundidade do canal para 11 metros em aproximadamente 60 dias", diz o comunicado.

O consórcio formado pelas empresas EIT Empresa Industrial Técnica S/A, DTA Engenharia Ltda, Equipav S/A Pavimentação e Comércio e CHEC Dredging e CO. Ltda, representantes da chinesa Shangai Dredging Co. foi escolhido após análise técnica feita pela Secretária Especial de Portos. O valor do contrato é de R$ 17,5 milhões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos