Ocupação no morro Dona Marta, na zona sul do Rio, recebe reforço de 120 recrutas

Do UOL Notícias
No Rio de Janeiro (RJ)

Desde o último dia 20 de novembro, a Polícia Militar ocupa o morro Dona Marta, em Botafogo, zona sul do Rio. A ocupação teve início após os policiais acabarem com as bocas-de-fumo que funcionavam no local. A partir da próxima sexta-feira (19), o efetivo terá o reforço de 120 recrutas que terminaram o curso de Policiamento Comunitário.

Um posto será inaugurado na comunidade no mesmo dia em que os recrutas começam a atuar. A intenção, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública, é "promover um policiamento mais cidadão".

"O policiamento comunitário sempre foi um desejo e uma bandeira dos moradores daquela região. Poder desenvolver essa nova estratégia na comunidade do Dona Marta é uma grande vitória para as pessoas que, há muitos anos, vêm lutando pela difusão e manutenção dessa filosofia de policiamento. A proposta é buscar uma aproximação com os anseios da comunidade, sem ser complacente com o ilícito", disse o tenente-coronel da PM Paulo Augusto de Souza Teixeira, coordenador dos Conselhos Comunitários do Instituto de Segurança Pública.

Aulas
Os recrutas passaram por um curso de 40 horas - divididas em 8 horas por dia - e tiveram aulas de Relações Interpessoais, Direitos Humanos, Gestão pela Qualidade na Segurança Pública, Mobilização Social e Estruturação de Conselhos Comunitários, Polícia Comunitária e Sociedade, Troca de Experiências em Polícia Comunitária, e Mediação de Conflitos.

Mais de 1.100 policiais fizeram o curso em 2008, o dobro do ano passado. A previsão, segundo a secretaria de Segurança é que mais de 2.000 policiais freqüentem as aulas em 2009.

Segundo a major Aziza Costa, chefe da divisão de ensino do CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças), que organiza o curso, o modelo de policiamento comunitário é uma tendência mundial.

"Ele tende a se expandir porque evita os confrontos e busca resolver o problema de outra forma, na busca pela ordem junto à paz social. É uma conquista que vai ser feita aos poucos", conclui.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos