Volta a chover em Campos-RJ; 1,5 mil pessoas continuam desabrigadas e desalojadas

Juliana Castro
Do UOL Notícias
No Rio de Janeiro

A chuva em Campos dos Goytacazes, no norte do Rio de Janeiro, volta a ser motivo de preocupação. A Defesa Civil Municipal está em estado de alerta já que a previsão para a região é de chuva até a próxima quarta-feira (17). A cidade chegou a ter 15 mil desabrigados e desalojados por conta dos temporais do início de dezembro. Cerca de 1.500 pessoas ainda continuam em 26 abrigos do município e aproximadamente 500 casas permanecem inundadas, segundo a Defesa Civil.

De acordo com Henrique Oliveira, comandante da Defesa Civil Municipal de Campos, o número de desabrigados e desalojados pode voltar a aumentar. "Ponta Grossa [localidade distante do centro da cidade] continua sendo atingida. Tem vários diques ameaçando se romper", disse. Ele informou que os diques são feitos por moradores da região e cedem com o peso da água.

O Rio Ururaí - que transbordou e deixou aproximadamente 14 mil desabrigados na região - está voltando ao nível normal aos poucos, segundo Oliveira, e a maioria dos moradores que sofreu com as chuvas já pôde retornar para casa.

Para aqueles que perderam a moradia, o comandante diz que há uma solução temporária. "Essas pessoas serão encaminhadas ao aluguel social", declarou, explicando que as famílias ficarão hospedadas em hotéis pagos pela prefeitura até a construção de casas populares. Oliveira informou que a Defesa Civil ainda precisa de doações de alimentos e água potável.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos