Chuvas causam novos estragos em SC; situação mais grave é em Joinville e na Grande Florianópolis

Do UOL Notícias
Em São Paulo (SP)

Atualizada às 16h13

Diversos municípios do leste catarinense sofrem novos problemas, em decorrência de chuvas que atingem a região há dois dias. De acordo com a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, a situação é mais grave em Joinville, São Francisco do Sul, Ilhota, Itajaí, São José e Palhoça. Não há registro de novas mortes.

Em Ilhota, na região do Morro do Baú, o risco de deslizamentos suspendeu as ações da Defesa Civil de desobstrução de ruas, reconstrução e busca de vítimas fatais. Em Joinville, a chuva fez novos desabrigados e desalojados, mas a Defesa Civil Municipal ainda não contabilizou o número de pessoas que foram retiradas de suas residências.

Pelo menos oito bairros foram afetados pelas chuvas no município, inclusive o centro, onde diversas ruas estão alagadas. Há registros de alagamentos na rua Santana, na cidade de Santo Amaro da Imperatriz, e no bairro Salseiro, em Itajaí.

Alagamentos e deslizamentos
Na Grande Florianópolis, em Palhoça, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil atendeu ocorrências de alagamentos de ruas e casas nos bairros Centro, Frei Damião, Ponte de Imaruí, Flor de Nápoles, Pedra Branca, Eldorado, Rio Grande e Brejarú e registrou deslizamentos em outros três - Passa Vinte, Jardim das Palmeiras e Bela Vista, onde 32 apartamentos de um condomínio residencial foram evacuados.

Em Bela Vista, na periferia da cidade, outro deslizamento atingiu uma casa desabitada e uma pedra ameaça cair sobre outras residências. Não há feridos, segundo a Defesa Civil do Estado.

No município de São José, também na Grande Florianópolis, a chuva provocou alagamentos nos bairros Sertão do Imaruim, Forquilhinha e Picadas do Sul. Em Florianópolis, a rodovia SC-401, que liga o centro ao norte da Ilha, foi interditada por motivos de segurança. Em novembro, um caminhoneiro morreu soterrado no local após a queda de barreira. O trânsito está sendo desviado para as ruas do bairro Cacupé.

Soldados envolvidos em furtos de donativos em Santa Catarina são afastados

Os dez soldados e um sargento do Exército flagrados no domingo furtando donativos para vítimas das enchentes de Santa Catarina, em um dos galpões do Parque Vila Germânica, em Blumenau, foram afastados no mesmo dia da denúncia


Estradas interditadas
Uma queda de barreira interditou completamente a Rodovia SC-416, entre Jaraguá e Pomerode. A SC-438 está com tráfego em meia pista no trecho entre Bom Jardim e Lauro Müller.

O Departamento Estadual de Defesa Civil recomenda a atenção da população devido aos riscos de deslizamento e mais alagamentos e solicita que qualquer sinal de deslizamento, como inclinação de árvores, movimentação do solo ou rachaduras, seja imediatamente comunicado à Defesa Civil do município por meio 199.

Chuvas devem diminuir
De acordo com o Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), em Joinville e São José choveu, de domingo (14) até hoje (16), entre 15% e 20% a mais do que a média histórica (últimos 50 anos) para o mês de dezembro inteiro. Em Florianópolis e Itajaí, somente nos últimos três dias choveu 75% da média histórica para dezembro.

A tendência é que a chuva prossiga, com menor intensidade, na maioria dos municípios do leste do Estado até amanhã de manhã. De quinta-feira a sábado, entretanto, a previsão é que a chuva pare ou reduza bastante, segundo o Epagri/Ciram.

Saldo de vítimas
Santa Catarina registra 128 mortes devido às enchentes no Estado, segundo a Defesa Civil. Vinte e seis pessoas ainda estão desaparecidas. O número de desalojados e desabrigados chega a 33.479, sendo 6.243 desabrigados e 27.236 desalojados.

Veja a situação de cada município (para mais informações, passe o mouse sobre a cidade):



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos