Municípios catarinenses correm risco de novos deslizamentos e alagamentos

Paula Laboissière
Da Agência Brasil
Em Brasília

CHUVAS CAUSAM NOVOS ALAGAMENTOS EM SC

  • Salmo Duarte/A Notícia/Ag. RBS

    Chuvas que caíam desde ontem (15) à noite fizeram com que o rio Cachoeira transbordasse, gerando enchentes em Joinville

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou hoje (16) mais um alerta diante da previsão de tempo instável, com céu encoberto e chuva persistente ao longo do dia, sobretudo na região leste do estado. De acordo com boletim do órgão, há risco de novos deslizamentos de terra e também de alagamentos.

A chuva poderá ser de intensidade moderada a forte em alguns momentos e o acumulado de água deve variar de 40 a 60 milímetros na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí, e chegar a 80 milímetros na região próxima a Joinville.

De acordo com os meteorologistas, o total de chuva acumulada no município de São José nas últimas 12 horas, de 179 milímetros, já supera a média mensal de 172 milímetros.

Para garantir a segurança das pessoas, sobretudo nas áreas de encostas e de morros, a Defesa Civil orienta que qualquer sinal de deslizamento, como inclinação de árvores, movimentação do solo ou rachaduras, seja imediatamente comunicado por meio do número 199.

Em casos de alagamento, a população deve evitar o contato com a água, que pode estar contaminada e provocar doenças. Também é aconselhável não dirigir em lugares alagados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos