São Paulo (SP) perde participação, mas continua sendo maior pólo industrial do país, seguido por Campos (RJ)

Thais Leitão
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro (RJ)

Cinco municípios concentravam um quarto da renda do país em 2006, revela IBGE

Um quarto de toda a renda gerada no país estava concentrada, em 2006, em apenas cinco municípios, de um total de 5.564: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. Além disso, numa análise mais ampla, 50 cidades, onde residiam mais de 30% da população brasileira, eram responsáveis pela metade de toda a riqueza produzida no país.

O município de São Paulo continuou perdendo participação percentual na produção industrial do país em 2006. Naquele ano, sua participação relativa no valor adicionado da indústria foi de 9,3%, depois de ter alcançado 10,9% em 2002. Ainda assim, a cidade se manteve como principal pólo industrial do Brasil.

De acordo com dados da pesquisa Produto Interno Bruto dos Municípios Brasileiros 2006, divulgada hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em segundo lugar no ranking aparece Campos dos Goytacazes (3,3%).

O município do norte fluminense foi beneficiado pela produção de petróleo e gás natural e pela alta no preço do barril de petróleo (variação de 73,7% em dólar) no período de 2004 a 2006. Em 2005, a cidade ultrapassou a capital Rio de Janeiro, que continuou em terceiro lugar em 2006, com 2,4% de participação relativa no valor adicionado da indústria.

Em seguida, aparecem os municípios de Manaus, com 2,3%, resultado puxado pela produção de eletroeletrônicos, especialmente celulares, DVDs, televisores e computadores; Betim (MG), Duque de Caxias (RJ), São Bernardo do Campo (SP), Guarulhos (SP), São José dos Campos (SP) e Curitiba (PR).

Municípios com maior PIB por pessoa estão no interior e são menos populosos

Os dez primeiros lugares na lista de municípios com maior PIB per capita do país continuaram sendo ocupados por cidades do interior, com baixa densidade populacional.



De acordo com o levantamento do IBGE, em 2006, apenas dez municípios eram responsáveis por 25% do valor adicionado da indústria. Além disso, 57 cidades concentravam metade desse valor e 28,1% da população. Para evidenciar a forte concentração da indústria nacional, o estudo destaca ainda o fato de 2.526 municípios terem concentrado, em 2006, 1% do valor adicionado industrial e 9,5% da população.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos