Caixa deve liberar FGTS a atingidos pela chuva na próxima semana

Luiz Nunes
Especial para o UOL Notícias
Em Florianópolis (SC)

A Caixa Econômica Federal deve liberar a partir da próxima semana os recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para atingidos pelos deslizamentos de terra e enchentes em Santa Catarina. O prazo para retirar o dinheiro vai até 22 de março.

Para as cidades em que foi constatada calamidade pública, todos os moradores podem retirar o dinheiro a partir do dia 22 deste mês. Nas que ficaram ou estão em situação de emergência, os valores podem ser sacados a partir do dia 5 de janeiro.

Para isso, é necessário que as prefeituras enviem documentação à CEF atestando a situação do município. Para os casos de calamidade, a informação deve ser repassada até esta quarta-feira (17). Para emergência, o prazo é o dia 24 deste mês. "Insistimos para que os prefeitos não deixem de enviar os dados, para não prejudicar os atingidos", pede o vice-presidente de Fundos de Governo da CEF, Welington Moreira Franco.

Se os gestores perderem as datas de entrega da documentação, devem fazê-lo o quanto antes. Nesses casos, o saque do trabalhador ocorrerá cinco dias após o recebimento das informações.

Os moradores devem procurar agências da Caixa e sedes das prefeituras para fazer o saque. É necessário ter em mãos o cartão cidadão ou o comprovante do PIS, documento de identidade com foto e comprovante de residência. Se tiver perdido os dados pessoais por causa de enchente ou deslizamento de terra, o morador terá que assinar um documento se responsabilizando pelas informações prestadas a CEF. Um número de 0800 deve ser divulgado ainda esta semana, para esclarecer dúvidas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos