Hospital de campanha das Forças Armadas deixa Santa Catarina sexta-feira

Luiz Nunes
Especial para o UOL Notícias
de Florianópolis (SC)

A estrutura do hospital de campanha instalada em Itajaí para atender às vítimas de deslizamentos de terra e enchentes em Santa Catarina deve ser desmontada na próxima sexta-feira (19). A decisão foi tomada em razão da diminuição de demanda de atendimento esta semana. Desde que foi iniciado o socorro, dia 1º deste mês, cerca de 3.000 pessoas foram recebidas.

A estrutura provisória recebeu cerca de cem pacientes, em média, em cada um dos últimos quatro dias. Desses, 20% eram relativos a vítimas da catástrofe. "Mantendo-se o quadro atual, não haverá necessidade de ficarmos", explica o major brigadeiro Raul Dias, coordenador do sistema de socorro da Força Aérea Brasileira (FAB).

Pelos números, o índice de atendimento está dentro da capacidade da rede de saúde. "Muitas pessoas vinham aqui até por curiosidade. É consenso dentro do sistema de saúde de Santa Catarina que não temos necessidade de estar mais aqui", esclarece.

A decisão foi tomada em reunião na manhã desta quarta-feira (17) entre o brigadeiro, a secretaria de Saúde do Estado, Carmem Zanotto, e o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. Amanhã haverá uma reserva técnica para atender aos pacientes encaminhados por unidades de saúde municipais e estaduais. "Se houver mudança drástica, nesta quinta-feira, permaneceremos no atendimento agendado e coordenado", pondera.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos