CGU inaugura observatório para acompanhar a despesa pública

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A Controladoria-Geral da União (CGU) inaugurou nesta quinta-feira (18/12) o Observatório da Despesa Pública (ODP), uma nova unidade permanente na controladoria para acompanhar gastos governamentais.

De acordo com a CGU, o observatório congrega soluções de tecnologia da informação aplicadas sobre bases de dados de gastos públicos disponíveis, com o intuito de identificar e prevenir possíveis tipologias de desvios que possam ocasionar prejuízos aos cofres públicos.

Os programas utilizados no observatório funcionam identificando "trilhas" indicadoras de situações atípicas, que não significam necessariamente, a priori, desvios ou irregularidades, mas que merecem atenção. Essas situações serão tratadas como a "malha fina" da Receita Federal do Brasil na análise das declarações anuais de rendimentos.

Elas serão analisadas, isoladamente ou em conjunto, com vistas principalmente à correção de práticas, dolosas ou não, que ocasionem prejuízos ao erário. Uma das "trilhas" em estudo pelo Observatório refere-se a possíveis fracionamentos de despesas para dispensar licitação. Os programas utilizados permitem esquadrinhar cada "trilha" por regiões, por Estados da Federação, por órgão comprador, por período ou pelos valores das compras, entre outros.

"A união de modernas tecnologias com uma equipe altamente especializada, como estamos montando na CGU, vai permitir a análise da despesa pública por diversos ângulos. Não apenas vai acender uma espécie de luz amarela, que chamará a nossa atenção para casos que merecem maior análise, como ajudará no entendimento de cenários e na tomada de decisões por parte dos próprios dirigentes de cada órgão do Governo", afirma o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos