Número de mortos em enchentes sobe para 131 em Santa Catarina

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou novo boletim nesta quinta-feira (18) contabilizando 131 mortes após as chuvas que atingiram o Estado. Há ainda 32.973 desalojados e desabrigados, sendo 5.737 desabrigados e 27.236 desalojados. Ao todo, 22 pessoas continuam desaparecidas.

Três corpos encontrados no Alto Baú foram encaminhados para o IML (Instituto Médico Legal) de Blumenau para identificação pelo Corpo de Bombeiros de Ilhota.

Com o objetivo de prever futuros problemas ambientais, Santa Catarina passou a contar com um Grupo Técnico Científico a partir desta quarta (17). A estrutura integra pesquisadores de áreas como geologia, engenharia e meteorologia. A equipe tem a missão também de definir onde é seguro reurbanizar áreas abaladas por enchentes e deslizamentos de terra.

A primeira reunião do grupo está marcada para janeiro e o início dos estudos deve ocorrer em fevereiro. Cerca de 20 laboratórios das sete universidades parceiras do GTC serão utilizados, com participação de profissionais e cessão de sua estrutura.

"De imediato, vamos tomar medidas para fortalecer o sistema de previsão climática no Estado", explica o coordenador geral do projeto, Antônio Diomário de Queiroz, que é presidente Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (Fapesc).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos