PF executa quase 4.000 prisões neste ano

Piero Locatelli
Do UOL Notícias
Em Brasília

A Polícia Federal executou quase 4.000 mandados de prisão em 2008. De um total de 3.969, 2.300 foram prisões preventivas.

Apesar do grande número de prisões, o ministro da Justiça, Tarso Genro, negou a existência de um Estado policial no país. "Nenhuma das polícias deve ser apontada como causa de um estado policial. Num estado policial não há habeas corpus, as polícias abusam. Este não é o caso", disse o ministro.

CNT/Sensus: na sua opinião, qual destas atividades mais se identifica com a PF? (%)

Combate ao tráfico de drogas 31,1
Combate à corrupção 25,2
Combate ao crime organizado 19,6
Controle de fronteiras 9,2
Emissão de passaportes 4,1
Não respondeu 10,9

No balanço anunciado hoje no Ministério da Justiça, a PF alega que suas operações têm impacto financeiro positivo superior aos seus gastos para os cofres públicos. Eles alegam uma economia de R$ 2 bilhões somente nos combates aos crimes previdenciários. No total, segundo o relatório, a Polícia realizou 32 operações contra corrupção. Nelas, prendeu um total de 432 pessoas, dos quais 137 eram servidores públicos e 7 eram policiais federais.

No total, as chamadas "operações especiais" somam 218, um aumento de 30 em relação ao ano passado. As operações ganharam atenção durante o último ano, com nomes como "Pasárgada" e "João de Barro". A CNJ proibiu a PF de dar os nomes as operações, sob a alegação da espetacularização das ações da PF.

O diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, não quis comentar a operação Satiagraha, em que os presos foram liberados pelo Judiciário. "Eu não vou falar de nenhum caso particular", disse o presidente aos jornalistas no evento.

Um quinto da população não confia na PF
Pesquisa realizada pela CNT/Sensus revela que 23,7% dos entrevistados não confiam na Polícia Federal. 73,3% disseram confiar em parte ou totalmente na instituição e outros 3,2% não souberam responder.

"Eu acho um reconhecimento da sociedade", disse o diretor. "Mas temos mais de 20% que não confiam ou não tem contato com a instituição. Temos que levar mais o conhecimento dela à população.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos