Prefeito de Blumenau é vítima de leptospirose após enchentes em SC; chega a 242 os casos confirmados

Do UOL Notícias Em São Paulo

Atualizado às 20h51

Entre as vítimas de leptospirose das enchentes que atingiram Santa Catarina está o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, que teve o diagnóstico da doença confirmado na terça-feira (16).

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, Kleinübing está em tratamento e tomando a medicação necessária. Ele não precisou se ausentar do trabalho porque procurou tratamento logo nos primeiros sintomas. A recuperação total acontece de 15 a 30 dias.

Uma das cidades mais atingidas pelas chuvas, Blumenau contabilizou 24 das 131 mortes registradas pela Defesa Civil do Estado. O prefeito esteve pessoalmente em vários abrigos para onde foram encaminhadas vítimas das enchentes.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde confirmou 242 casos de leptospirose. Já foram notificados 1.638 casos suspeitos, sendo que 762 estão em análise e 634 foram descartados. Itajaí (64) e Blumenau (53) lideram a lista.

Os primeiros sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça, dor muscular, cansaço e calafrios. Em alguns casos, vômitos e diarréia podem causar desidratação. Cerca de 10% dos pacientes também apresentam icterícia (olhos amarelados). A doença pode ficar incubada de dois a 30 dias antes dos sintomas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos